quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Fusão


* De olho no mercado de luxo internacional, a Osklen acaba de anunciar sua fusão com o grupo Alpargatas. A transação foi tratada como uma “compra e venda”, mas tenho dúvidas sobre o termo, principalmente porque as informações que pipocaram na mídia são as mais diversas.

* Primeiro, porque apenas 30% da Osklen foi vendida para as Alpargatas, em duas parcelas. A primeira, dizem, foi no valor de R$ 67 milhões e meio. A próxima será daqui a quinze meses, quando o grupo Alpargatas poderá comprar mais 30%.

* O fundador da Osklen, Oskar Metsavaht, continua sendo o diretor criativo da marca e nem poderia ser diferente. Foi ele quem traduziu o lifestyle carioca e o imprimiu na identidade da Osklen. Um gênio!

* A única coisa que vai pegar mal neste casamento é que, no passado, a Osklen produziu suas sandálias com a Grendene, principal concorrente da esposa atual. Fora este detalhe, a marca carioca tem todos os requisitos pra conquistar o mundo e as Alpargatas já conhecem o caminho das pedras – percorreram uma a uma com Hawaianas.

Gigante

* Quem também estava no negócio da Osklen [e perdeu] era a gigante LVMH, a holding francesa que comanda o mercado de luxo no mundo. Suas letras são as iniciais de Louis Vuitton Möet Hennessy e seus produtos vão além das bolsas, champanhes e conhaques que dão nome ao grupo.

* Pra fazer justiça ao predicado gigante, a LVMH é a detentora de marcas as mais diversas: as vodcas Belvedere, Veuve Clicquot, relógios TAG Heuer, Fendi, Bvlgari, Céline, Kenzo, Marc Jacobs e ainda lojas como a La Samaritaine, em Paris, e a Sephora, no ramo da perfumaria, que acaba de aterrissar em terras tupiniquins, no shopping JK, em São Paulo.

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